top of page
foto-42.jpg

Entenda

O QUE SÃO KOKEDAMAS

O que são

KOKEDAMAS

IMG_8447.jpg
TÉCNICA ORIGINÁRIA DO JAPÃO

Consiste em envolver a planta dentro de uma esfera de esfagno e fibra de coco, substrato e musgo. Essa constituição elimina a necessidade de plantio em vasos. A palavra Kokedama vem de koke=musgo e dama=bola,  a bola de musgo

SUSPENSOS OU EM SUPORTES

Suspensos ou colocados sobre suportes, complementando o seu jardim ou a decoração interna de sua casa, essa técnica permite que seus arranjos sejam duradouros e fáceis de cuidar, mantendo uma estética ornamental linda e encantador.

PhotoRoom_20231020_020225.jpg

Saiba

SUA ORIGEM

No que diz respeito à sua origem existem duas teorias: costuma-se dizer que esta tradição começou quando as plantas ficavam dentro de vasos com raízes que davam voltas ao redor e posteriormente quebravam esses vasos;

IMG_8444.jpg

De acordo com outra teoria o cuidado destas plantas era executado por pessoas humildes que não podiam comprar um bonsai.

Entenda

OS CUIDADOS ESSENCIAIS

Para cuidar dessa planta e de seu vaso exposto é preciso alguns cuidados, mas nada muito complexo. Ela pode ser mantida em casa, não é necessário exposição direta do sol para mante-la viva.

Abaixo ilustramos o passo a passo ideal para realizar a rega da kokedama.

  • Encha um recipiente com água e mergulhe somente a bola da kokedama por 5 a 10 minutos.

  • Observe-se ao mergulhar a bola da kokedama, começará  a sair bolinhas de ar, é um sinal que a água está penetrando.

  • Ao final do processo da rega, deixe escorrer todo o excesso de água até que estejam pronta. Recomendo deixar em algum local arejado para secar bem a bola da kokedama por fora.

  • Por fim, coloque no lugar habitual.

  • Recomendamos utilizar o NPK 10-10-10 uma vez ao mês para repor os nutrientes do solo.

Regando sua!!

KOKEDAMA

Veja

OS CUIDADOS EXTRAS

RESPEITE AS CARACTERÍSTICAS DA SUA PLANTA

A Kokedama é apenas uma técnica. Tempo de Sol e intensidades

de regas devem respeitar as características da planta escolhida.

Observe sempre sua planta e atue de forma corretiva.

PhotoRoom_20240115_200406.jpg
CORTAR PARA FORTALECER

Faça a poda das folhas secas, caso apareçam. Esta é uma técnica que deve ser aplicada sempre em qualquer tipo de jardinagem.

iStock-671789588.jpg

Recomendamos utilizar o bom e velho NPK 10-10-10 para manutenção das kokedamas, é um fertilizante que contém os principais nutrientes: Nitrogênio, fósforo e potássio em proporções adequadas para um crescimento seguro de suas plantas.

unnamed.jpg

Ideal para ser aplicado em plantas já formadas. Por se tratar de uma adubação de cobertura, proporciona uma intensificação no vigor, qualidade e resistência da planta. Pode ser usado em todos os tipos de plantas.

bottom of page